top of page

Baleias jubarte em Ilhéus: você tem que viver essa experiência


Observação de baleia jubarte em Ilhéus

O território baiano dispõe de muitos atrativos e, aqueles que escolhem esse destino para passar as férias, podem contar com várias opções de lazer e experiências interessantes, iguais à observação das baleias jubarte na Bahia.


Tal evento acontece em algumas regiões do litoral em uma determinada época do ano, inclusive em Ilhéus. Logo, é interessante saber mais sobre o tema no intuito de entender o processo da chegada delas ao Brasil e vivenciar algo diferente no contato com a natureza.


Nos tópicos abaixo, mostraremos mais informações em relação ao assunto na intenção de que as dicas e demais fatos a serem apresentados possam ser considerados na hora de conferir tal acontecimento. Ficou curioso? Então continue conosco e tenha uma boa leitura!


As características das baleias jubarte

Essa espécie de baleia pesa 40 toneladas e tem 16 metros de comprimento. Apesar do seu tamanho assustar certas pessoas, elas são animais extremamente maleáveis e estão presentes em todos os oceanos que compõem o nosso planeta.


As baleias se alimentam de krill na região da Antártida ou outras localidades polares e os seus filhotes costumam pesar 1,5 tonelada. O processo de gestação delas dura em torno de 11 meses e elas só conseguem reproduzi-los em águas quentes.




A presença das baleias jubarte na Bahia

A temporada de reprodução das baleias jubarte ocorre entre os meses de julho e outubro. Por precisar do contato com águas quentes para essa finalidade, elas migram até o Brasil e buscam o litoral baiano a fim de iniciar o seu processo de gestação.


Ver baleias na Bahia pode ser relativamente fácil, pois esse período requer muitos dias, já que elas devem esperar que os filhotes estejam bem desenvolvidos para só então, poder voltar às suas regiões polares.


Ilhéus, uma das regiões da Bahia mais propícias para observação das baleias

A observação das baleias na Bahia ocorre em diversos locais do litoral, como, por exemplo: Ilhéus, no litoral sul da Bahia, mas, é preciso mencionar que outras regiões do estado também são marcadas pelo aparecimento desses animais magníficos em algumas ocasiões como também ao longo do extremo sul da Bahia, Itacaré, Morro de São Paulo e Praia do Forte.


Entre julho e outubro, é o período de alta temporada das baleias-jubarte no litoral baiano, onde é possível observá-las de pertinho. No entanto, os melhores meses para esse passeio inesquecível em Ilhéus é entre agosto e setembro, que é quando os primeiros bebês da temporada já nasceram e você pode observá-los saltar e fazer uma série de acrobacias na água, ao lado de suas mães.




Como é o passeio

Em Ilhéus o passeio pela Ecosul Turismo, que possui guias-biólogos para a observação das espécies, além de explicar sobre a fauna marinha. Ele é feito com grupos de até 6 pessoas, podendo ser reservado em pacote exclusivo (o barco inteiro para sua família ou amigos) ou em pacote compartilhado (grupos mistos). São cerca de 3 horas de navegação, mas conte 4 horas de duração no total, incluindo as explicações dadas antes do embarque e a visualização das fotos e vídeos feitos com drone durante a saída (que você pode adquirir).


Saindo do Iate Clube de Ilhéus, o serviço completo (aluguel da embarcação + guia biólogo) custa R$250 por pessoa em pacote compartilhado, ou R$1500 em pacote exclusivo.


Você pode reservar, de junho a outubro, diretamente no site da Ecosul Turismo ou através do WhatsApp: 73 9 9977-6437.


Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page